terça-feira, 18 de agosto de 2009

História de Jardim - MS


Antigo distrito de Bela Vista, o município de Jardim tem sua história diretamente ligada ao desbravamento e povoamento daquele município. Região possuidora de campos e clima adequados à atividade pastoril, teve com as fazendas de criação de gado o aceleramento da ocupação das terras do atual município, processo no qual se destacou a Fazenda Jardim, cujo proprietário era Fábio Martins Barbosa.
Em 1939, o 6º Batalhão de Engenharia, localizado na cidade de Aquidauana, mudou-se para as terras da Fazenda Jardim, o que também contribuiu para o povoamento da região.
No entanto, em 1945, o Batalhão foi extinto e criou-se a CER-03 (Comissão de Estrada e Rodagem nº. 3), sob o comando do Major Alberto Rodrigues da Costa, que decidiu comprar a Fazenda Jardim e vender em lotes para os seus funcionários que viviam em situação precária, residindo em terras que não lhes pertenciam. A venda dos primeiros terrenos aos servidores da CER-03 teve início em 14 de maio de 1946, sendo esta a data de fundação de Jardim. Em 13 de setembro de 1948, foi criado o Distrito de Jardim, através da Lei nº. 119/48, e em 11 de dezembro de 1953, através da Lei nº. 6771/53, o então governador do Estado de Mato Grosso, Dr. Fernando Corrêa da Costa, criou o município de Jardim através da Lei nº. 6771/53, data comemorativa de sua emancipação política.
O município ainda possui partes de sua história ligadas a trechos da Guerra da Paraguai, pois foi um dos palcos da Retirada da Laguna, um dos episódio da Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário