A Reserva Particular de Patrimônio Nacional - RPPN “Buraco das Araras” de Jardim, participou do 3º edital do Programa de Incentivo ás RPPNS do Pantanal em 2008 e foi contemplada financeiramente para desenvolver projeto de recuperação de áreas degradadas.
A Organização Não Governamental Conservação Internacional (CI – Brasil) em parceira com Associação de Proprietários de Reserva Particular do Patrimônio Natural de MS (REPAMS) apóiam os proprietários rurais na criação de RPPNs e também projetos de gestão e sustentabilidade das RPPNs existentes.
Rooswelt R. Sampaio, Gestor da RPPN Buraco das Araras explica que a propriedade ainda possui áreas degradadas e que o programa contribuirá efetivamente na execução do projeto de recuperação destas áreas.
O projeto elaborado pelo Biólogo Municipal Carlos Piazer e aprovado pelo programa, prevê a metodologia de coleta de sementes, implantação de um viveiro e produção de mudas para serem utilizadas no processo de reflorestamento e regeneração vegetal.
“A parceria entre o proprietário rural e a ONG Conservação Internacional (CI – Brasil) representa um importante instrumento para a sobrevivência de muitas espécies, aliando a conservação da natureza e a sustentabilidade”. Segundo, Rooswelt gestor da RPPN.
Bérgson R. Sampaio, Monitor Ambiental e Guarda Parque, explica que o atrativo possui guias e monitores capacitados para orientar os visitantes de como se portar dentro de uma Unidade de conservação, de forma que a atividade turística venha causar o menor impacto possível no local.
A infra-estrutura turística conta com receptivo, banheiros, lojas de artesanato, área de descanso, estacionamento e trilhas.
Fonte: Núcleo de Comunicação - PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário