terça-feira, 3 de novembro de 2009

RPPN - Dolina Buraco das Araras

Buraco das Araras - Jardim - Mato Grosso do Sul - Brasil
Em 1912 o peão Antonio Amaro de Oliveira e mais alguns companheiros de campo faziam seu trabalho rotineiro de manejo de gado, quando encontraram uma imensa dolina na Fazenda Costa Rica, aqui no município de Jardim. Devido à presença de araras e outras aves sobrevoando o local, a dolina logo foi batizada de Buraco das Araras.
No início a preocupação era com o risco do gado cair dentro do imenso buraco, mas logo um uso mais nefasto foi dado ao lugar. Fazendeiros e bandoleiros da região, entre eles Silvino Jacques, utilizavam o Buraco para eliminar desafetos, jogando seus inimigos dentro da dolina para que morressem e nunca fossem encontrados. Diversas histórias são contadas até hoje sobre fantasmas vingativos ou pessoas que conseguiram sobreviver e retornar para executar sua vingança.
Nesta época o Buraco das Araras era conhecido como um grande "cemitério ao ar livre". Estas histórias e a beleza do lugar atraíram muitas pessoas curiosas, mas sem qualquer consciência ambiental. As visitações ocorriam livremente, sem cuidados ou qualquer outro tipo de controle, e o Buraco das Araras foi alvo de diversas degradações, como práticas de tiro ao alvo nas rochas e nas araras, badernas e abandono de muito lixo no local, incluindo carcaças de carros roubados. Estas ações depredatórias e o desmatamento acentuado da região fizeram com que as araras, antes abundantes, fossem aos poucos desaparecendo, abandonando o lugar.
Em 1986 o senhor Modesto Sampaio compra parte da então Fazenda Costa Rica, rebatizando a nova área como Fazenda Alegria. Seu objetivo era apenas a exploração pecuária. A área do buraco, até então vista apenas como um problema, foi cercada para evitar que o gado caísse dentro. Mas ainda assim muita gente visitava o local para atos de vandalismo.
A curiosidade das pessoas e dos primeiros turistas que visitavam a região começou a despertar o interesse do proprietário e sua família para a importância daquele lugar. Aos poucos foram afastando e impedindo os baderneiros de alcançarem o Buraco das Araras, diminuindo os impactos de suas ações. Em 1996 os proprietários começaram a promover ações para recuperar a fauna e a flora, replantando mudas nativas e isolando áreas para se regenerar.
Em 1997, decidiram promover a limpeza da dolina, e com o apoio do Exército, UEMS e Corpo de Bombeiros da cidade de Jardim, foram retirados 03 caminhões de lixo e entulhos do interior do Buraco das Araras.
Em 1998 o Buraco das Araras aparece no Globo Repórter, em matéria sobre as belezas naturais da região de Bonito. A curiosidade pelo lugar trouxe aos poucos diversos visitantes, e uma estrutura simples foi montada nas proximidades da dolina para receber os turistas, cada vez em número maior. Aos poucos as atividades de pecuária da Fazenda Alegria foram dando lugar para a organização turística, mais rentável e mais prazerosa para a família, que via seu lugar ser cada vez mais admirado e respeitado por pessoas de diversos lugares do Brasil e do Mundo.
Para visitação do Buraco das Araras é necessário percorrer uma trilha de 900 metros, onde o visitante poderá conhecer um pouco do ambiente de cerrado, sua flora e fauna. Este trajeto só pode ser feito acompanhado por guias de turismo ou monitores ambientais credenciados, em grupos de no máximo dez pessoas. Cada grupo deve respeitar um intervalo de quinze minutos, evitando encontros durante o trajeto. Para contemplação da dolina foram instalados dois mirantes na beira do abismo. O tempo médio de duração desta atividade é de quarenta minutos, onde o visitante deverá respeitar as orientações do guia ou monitor.

Para maiores informações e esclarecimentos acesse as páginas do Buraco das Araras na internet ou através do telefones.
Fone: (067) 3255-4344 / 9995-2586
Rod. Br 267, Jardim/Porto Murtinho - Km 510 - Jardim, MS

Um comentário: